segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA



LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO


Forma e movimentação da Terra


A Terra tem a forma de uma geóide, para análises básicas podemos dizer que ela é relativamente esférica, sendo levemente achatada nos polos norte e sul. Gira em torno do sol e  em torno do sol e em torno de si mesma. Seu posicionamento em relação ao sol é um pouco inclinada, isto resulta em duas consequências:


1ª As estações do ano:
Verão - Outono - Inverno - Primavera em um dos hemisférios, tendo a estação oposta no outro hemisfério respectivamente. Isto se dá devido a intensidade de raios solares que atinge a região, quanto mais inclinado o raio mais frio se torna a temperatura.



2ª Diferentes durações de tempo entre o dia e a noite.
Exemplo: Quando é verão no hemisfério sul esta parte do planeta fica mais exposta ao sol, logo o perído do iluminação é maior dentre as 24 horas do dia.
O período do ano em que os dois hemisférios recebem a luz do sol na mesma quantidade chama-se equinócio e ocorre no inicio da primavera e no inicio do outono, na linha do equador dia e noite tem a mesma duração de tempo durante estes períodos.


COORDENADAS GEOGRAFICAS



A organização encontrada para localização precisas no globo terrestre foi a divisão do globo em linhas imaginárias, latitude (paralelos), linhas horizontais cujo 0ª equivale ao a linha do Equador e longitude (meridianos) linhas verticais cujo 0ª passa pela cidade  de Greenwich na Inglaterra.  Então a Terra é uma esfera de 360º, 180ª a oeste e 180 a leste de Greenwich, da linha do Equador pode-se ir no máximo 90º para su ou a 90º para norte.






Fusos Horários


Além dos graus a medição se torna ainda mais precisa ao se acrescentar sua continuação em unidade de tempo.
Exemplo: 15º 16’ 10”
    Quinze graus, dezesseis minutos e dez segundos.


COMO ISSO FUNCIONA?


Ao mesmo tempo partes da Terra em diferentes longitudes estão em horários diferentes, tais horários são previsíveis.
Ao dividir os 360º por 24 horas, obtemos o resultado de 15º, isso significa que a cada 15º a leste de Greenwich aumenta em 1 hora e a cada 15º a oeste diminui 1 hora, fracionando estes 15º em 60 partes (minutos) temos a segunda medida, os minutos equivalente ao posicionamento. 60 minutos dividido por 15º é igual a 4 minutos, ou seja cada grau avançado equivale a 4 minutos.


Horário de Verão


São Horários utilizados em algumas regiões dos trópicos para economizar gastos em iluminação. Isto é possível, pois nestas regiões por um período de tempo o fotoperíodo (tempo do dia em que o local é iluminado pelo sol) é maior. Por exemplo 13 horas de período diurno e 11 horas de período noturno.



MAPAS


Evolução dos Mapas


Os primeiros mapas representavam de maneira rudimentar a geografia local, com o passar dos anos a necessidade de conhecer o espaço geográfico, motivado pelos mais diversos fins, impulsionou o desenvolvimento de tecnologia de medição do espaço. Hoje em dia toda a superfície do globo terrestre já foi mapeada pela utilização de satélites.
Os mapas podem ser classificados em cinco tipos, dois pelo que apresentam e cinco pelas dimensões que demonstram:


APRESENTAÇÃO

1ª  Topográfico: Demonstra o espaço geográfico.
2ª  Temático: Demonstra características qualitativas do local mapeado. EX: Demografia, urbanização, vegetação, etc.


DIVISÃO
1ª  Mapa: Grandes dimensões
2ª Carta: Cartas são mais detalhadas, em geral usadas na marinha ou aeronáutica.
3ª  Planta: Áreas pequenas e bem detalhadas.

Escalas

    Ao  observar um mapa deve-se dar uma atenção especial a escala, ela demonstra o quão reduzido esta a imagem em relação a realidade.





REPRESENTAÇÃO GRÁFICA


A representação gráfica trata-se da forma de comunicação visual realizada através do mapa.
As representações gráficas podem se dar de duas formas, por cartografia temática ou pela representação de gráficos.
A cartografía temática é a representação de elementos qualitativos presentes no espaço físico que o mapa demonstra, a demonstração temática pode ser por cor, símbolo, listras, pontilhados, etc. Podendo ter os mais diversos significados ex:densidade populacional, capitais, metrópoles, cidade, vilas, trânsito, migração, rotas de transporte mais ou menos intenso etc.
Os gráficos quantificam as qualidades, isto torna  - se feito com critério - o mapa mais preciso em suas informações. Os gráficos também podem ser os mais diversificados. ex: gráfico de barra, pizza, linha.



TECNOLOGIA MODERNAS APLICADAS A CARTOGRAFIA.


    Desde que o ser humano começou a desvendar seu espaço territorial, ele vem desenvolvendo técnicas para tornar suas buscas, localização e mapeamento mais eficiente, a invenção dos paralelos e meridianos foi um grande passo, atualmente a alta tecnologia já produzida permite ter fotos de cada pequena região do planeta, isto é possível graças a satélites lançados especificamente para isso, mas a alguns anos atrás era feito por fotografias aéreas de aviões que possuíam câmeras instaladas na “barriga” da aeronave. Conseguindo informações deste tipo pode-se ter previsões de como se comportará o tempo, bem como outros aspectos da dinâmica geográfica dos lugares.
    Dois outros avanços tecnológicos são os SIGs e o GPS.
    SIGs: São sistemas de informação geográfica, são úteis nas mais diversas áreas, podem servir ao estudo de dados objetivando ação na área da saúde pública, fornecimento de energia, água, controle de meio ambiente, etc. Enfim, são armazenamentos de informações específicas sobre determinada região.
    GPS: Vem do inglês Global Positioning System, significa sistema de posicionamento global. Um aparelho inventado primeiramente para fins militares, mas que tem finalidades úteis a sociedade civil, por exemplo, monitoramento de cargas para trasportadoras ou simples localização de endereços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário