sexta-feira, 14 de julho de 2017

Resenha do Filme: "História de Saúde Pública no Brasil"

O seguinte filme apresenta sob o olhar critico histórico o desenvolvimento das políticas públicas de saúde  no Brasil desde o ano de 1900 até a posse do presidente Luiz Inacio "Lula" da Silva nos inicio do novo milênio.
No principio do século XX, embora houvesse a nível global bastante euforia em relação ao desenvolvimento tecno-cientifico, não havia nada no Brasil que pudesse ser entendido como "saúde pública". A inexistência de tal preocupação pelo governo só se iniciou com o inchamento das cidades e a consequente expansão rápida de epidemia, cólera, tuberculose, varíola, etc. O alto índice de doenças afetaram a economia e a imigração de europeus para o pais, como resultado destes acontecimentos o governo implantou seus primeiros esforços na contenção de doenças e aplicação de políticas públicas , umas das primeiras ações foi a vacinação obrigatória que de forma dialética trouxe como reação a "Revolta da Vacina".
Na sequencia houve a criação de IAPS (Instituto de aposentadoria e previdência social) para determinadas classes profissionais.
Em 1930 Getúlio Vargas assumiu a presidência da república, durante a era Vargas a classe trabalhadora recebeu amparo e diversos benefícios no campo trabalhista e de saúde pública. Houve a criação e centralização de programas de aposentadoria, criação do SESP - Serviço Especial de Saúde Pública, que visava expandir ações em saúde nas regiões mais distantes do país embora a ação mais importante foi a criação do Ministério da Saúde.
Avançando mais algumas décadas na história do país chegamos ao golpe militar de 64. No período militar, sem entrar nas questões ideológicas, houve forte crescimento econômica e relativa intensificação da industrialização nacional, como resultado houve exodo rural maior e explosão populacional em grandes centros, em relação ao contexto da saúde da população este fato foi nefasto, uma vez que a estrutura sanitária das cidades não comportava a demanda existente.
Muito pouco foi feito durante o período militar, a criação do INPS, centralizando o montante da arrecadação teve pouco efeito na melhoria da saúde pública das classes menos favorecidas. Isto resultou em movimentos populares que se intensificaram a medida que a ditadura se enfraquecia, culminando nas "Diretas Já" e no ambito da saúde na "8ª Conferência Nacional de Saúde".
Com a queda do regime militar e a eleição de Tancredo Neves para presidente, como fortalecimento da democracia, muitos dos antigos institutos criados durante o período militar, Iapas, Sinpas e Inamps foram extintos e substituídos por novos órgãos de arrecadação e distribuição de recursos, o SUS - Sistema Único de Saúde foi criado, caracterizado pela participação popular o SUS se vale dos principios de equidade, universalidade e integralidade.
O modelo previsto em lei para funcionamento do atual sistema é bastante organizado e soluciona boa parte dos problemas de saúde, entretanto em prática não funciona tão bem, existe uma grande quantidade de dificuldades que o cercam, tanto na questão de financiamento, como na gestão de seus recursos, o que demanda para o presente momento de nossa história, maior participação da população na fiscalização das ações guiadas no âmbito da saúde, de maneira muito mais incisiva do que é atualmente realizado pelos conselhos de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário