Objeto de Estudo da Gestalt: O comportamento a partir da percepção.
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da psicologia. Seus precursores preocupavam-se em construir uma teoria consistente e uma forte base metodológica que sustentasse a teoria.
BREVE HISTÓRICO.
- Final do Século XIX - Cientistas buscavam compreender e mesurar fenômenos psicológicos. A Psicofísica estava em evidência.
- Antecessores da Gestalt: Cientistas como Ernst Mach (1838 - 1916) e Christian von Ehrenfels (1859-1932) desenvolviam a psicofísica com estudos sobre sensações (dado psicológico) de espaço-forma e tempo forma (dado físico).
- Max Wertheimer (1880-1941), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), a partir dos estudos que relacionavam a forma e sua percepção, construíram a abase de uma teoria eminentemente psicológica.
- Iniciam-se os estudos sobre percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas buscavam compreender quais os processos psicológicos que estavam envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido de forma diferente da que ele é na realidade.
- EX: Cinema - O movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana.
PERCEPÇÃO
- A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais desta teoria e levou a um questionamento de um pricipio implícito no Behaviorismo.
- Entre o estímulo que o meio fornece e a resposta está a percepção - ponto fundamental para a compreensão do comportamento humano.
- ESTÍMULO - PERCEPÇÃO - RESPOSTA.
- Para essa teoria, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em conta as condições que alteram a percepção do estímulo.
TEORIA DO ISOFORMISMO
Identidade estrutural entre a experiência fenomenal (processos cerebrais que correspondem à percepção) e o seu correlato fisiológico, o fenômeno físico sensível. Quando vemos uma parte de um objeto, ocorre uma tendência natural a à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que é percebido. Este fenômeno da percepção é norteado pela busca do fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem a figura (objeto).
BOA FORMA
A Boa Forma refere-se ao objeto que apresenta-se com clareza, de maneira a permitir sua decodificação (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade). A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. O comportamento pode variar de acordo com a interpretação que fazemos da realidade. A tendência da nossa percepção em buscar a boa-forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais clara estiver à forma (boa forma) mais clara será a separação entre figura e o fundo. Quando não há clareza, é difícil distinguir o que é figura e o que é fundo, ficando a mercê da percepção de quem os olha.
MEIO GEOGRÁFICO E MEIO COMPORTAMENTAL
O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e estará submetido à lei da boa-forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é chamado de meio ou meio ambiental.
Há dois tipos de meios:
- Meio Geográfico: Meio físico em termos objetivos.
- Meio Comportamental: (Subjetivo): resultante da interação do indivíduo com o meio físico.
Implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).
Assim o comportamento é desencadeado pela percepção do meio comportamental.
CAMPO PSICOLÓGICO
É entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa forma, ou seja, a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.
Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios
- Proximidade:Os elementos mais próximos tendem a ser agrupados
- Semelhança: Os elementos semelhantes são agrupados
- Fechamento:Ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão
INSIGHT
A psicologia da Gestalt DIFERENTEMENTE do associacionismo vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido. Muitas vezes as situações vividas por nós apresentam-se de forma confusa, não muito clara, não permitindo assim a percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, por não permitirem uma clara definição da figura-fundo, impedindo a relação parte-todo.
Quando acontecem situações em que num momento uma figura não faz sentido nenhum para nós e de repente temos uma compreensão súbita (a relação figura-fundo elucida-se) temos um insight.
O insight é uma forma de compreensão imediata, um entendimento interno, a elucidação da figura-fundo.
A TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN
Conceitos:
- Espaço Vital: Principal conceito da teoria de campo. É definido por Lewin como "a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento". São as circunstâncias imediatas.
- Campo Psicológico: Espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta o indíviduo, o meio e a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes. Ánalogo a linhas de força que atraem a percepção, como num campo eletromagnético e lhe dão significado. O indivíduo interpreta a situação pelo aspecto fenomênico e não pelo que ocorre de fato. O campo deve ser compreendido como uma realidade fenomênica que de acordo com Garcia-Roza é composto por amizades, objetivos conscientes e inconscientes, sonhos, medos, que são essenciais em qualquer ambiente físico (pode ser compreendido como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular de cada indivíduo percebe a situação).
- Lewin considerava que o comportamento humano deve ser visto em sua totalidade e a partir desta ideia chegou ao conceito de grupo.
- O grupo é definido pela interdependência entre seus membros, é algo resultante dos processos que ali ocorrem. Transportando a noção de campo psicológico para a psicologia social, Lewin criou o conceito de campo social, constituído pelo grupo e seu ambiente. Outra característica do grupo é o clima social, onde uma liderança autocrática, democrática ou laissez-faire (permissiva) irá determinar o desmepenho do grupo.
- Lewin contribuiu de forma singular com seus estudos sobre a dinâmica grupal e suas contribuições estão presentes até hoje embasando teorias e técnicas de trabalhos com grupos.
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