domingo, 16 de julho de 2017

PSICOLOGIA: GESTALT

GESTALT

Objeto de Estudo da Gestalt: O comportamento a partir da percepção.

A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da psicologia. Seus precursores preocupavam-se em construir uma teoria consistente e uma forte base metodológica que sustentasse a teoria.


BREVE HISTÓRICO.


  • Final do Século XIX - Cientistas buscavam compreender e mesurar fenômenos psicológicos. A Psicofísica estava em evidência.
  • Antecessores da Gestalt: Cientistas como Ernst Mach (1838 - 1916) e Christian von Ehrenfels (1859-1932) desenvolviam a psicofísica com estudos sobre sensações (dado psicológico) de espaço-forma e tempo forma (dado físico).
  • Max Wertheimer (1880-1941), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), a partir dos estudos que relacionavam a forma e sua percepção, construíram a abase de uma teoria eminentemente psicológica.
  • Iniciam-se os estudos sobre percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas buscavam compreender quais os processos psicológicos que estavam envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido de forma diferente da que ele é na realidade.
  • EX: Cinema -  O movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana.

PERCEPÇÃO

  • A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais desta teoria e levou a um questionamento de um pricipio implícito no Behaviorismo.
  • Entre o estímulo que o meio fornece e a resposta está a percepção - ponto fundamental para a compreensão do comportamento humano.
  • ESTÍMULO - PERCEPÇÃO - RESPOSTA.
  • Para essa teoria, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em conta as condições que alteram a percepção do estímulo.

TEORIA DO ISOFORMISMO


Identidade estrutural entre a experiência fenomenal (processos cerebrais que correspondem à percepção) e o seu correlato fisiológico, o fenômeno físico sensível. Quando vemos uma parte de um objeto, ocorre uma tendência natural a à restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que é percebido. Este fenômeno da percepção é norteado pela busca do fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem a figura (objeto).

BOA FORMA

Boa Forma refere-se ao objeto que apresenta-se com clareza, de maneira a permitir sua decodificação (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade). A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. O comportamento pode variar de acordo com a interpretação que fazemos da realidade. A tendência da nossa percepção em buscar a boa-forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais clara estiver à forma (boa forma) mais clara será a separação entre figura e o fundo. Quando não há clareza, é difícil distinguir o que é figura e o que é fundo, ficando a mercê da percepção de quem os olha.

MEIO GEOGRÁFICO E MEIO COMPORTAMENTAL

O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e estará submetido à lei da boa-forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é chamado de meio ou meio ambiental.

Há dois tipos de meios:
  • Meio Geográfico: Meio físico em termos objetivos.
  • Meio Comportamental: (Subjetivo): resultante da interação do indivíduo com o meio físico.
Implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

Assim o comportamento é desencadeado pela percepção do meio comportamental.

CAMPO PSICOLÓGICO

É entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa forma, ou seja, a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.

Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios
  • Proximidade:Os elementos mais próximos tendem a ser agrupados
  • Semelhança: Os elementos semelhantes são agrupados
  • Fechamento:Ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão
INSIGHT

A psicologia da Gestalt DIFERENTEMENTE do associacionismo vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido. Muitas vezes as situações vividas por nós apresentam-se de forma confusa, não muito clara, não permitindo assim a percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, por não permitirem uma clara definição da figura-fundo, impedindo a relação parte-todo.

Quando acontecem situações em que num momento uma figura não faz sentido nenhum para nós e de repente temos uma compreensão súbita (a relação figura-fundo elucida-se) temos um insight.

insight é uma forma de compreensão imediata, um entendimento interno, a elucidação da figura-fundo.


A TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN

Conceitos:

  • Espaço Vital: Principal conceito da teoria de campo. É definido por Lewin como "a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento". São as circunstâncias imediatas.
  • Campo Psicológico: Espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta o indíviduo, o meio e a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes. Ánalogo a linhas de força que atraem a percepção, como num campo eletromagnético e lhe dão significado. O indivíduo interpreta a situação pelo aspecto fenomênico e não pelo que ocorre de fato. O campo deve ser compreendido como uma realidade fenomênica que de acordo com Garcia-Roza é composto por amizades, objetivos conscientes e inconscientes, sonhos, medos, que são essenciais em qualquer ambiente físico (pode ser compreendido como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular de cada indivíduo percebe a situação).
  • Lewin considerava que o comportamento humano deve ser visto em sua totalidade e a partir desta ideia chegou ao conceito de grupo.
  • grupo é definido pela interdependência entre seus membros, é algo resultante dos processos que ali ocorrem. Transportando a noção de campo psicológico para a psicologia social, Lewin criou o conceito de campo social, constituído pelo grupo e seu ambiente. Outra característica do grupo é o clima social, onde uma liderança autocrática, democrática ou laissez-faire (permissiva) irá determinar o desmepenho do grupo.
  • Lewin contribuiu de forma singular com seus estudos sobre a dinâmica grupal e suas contribuições estão presentes até hoje embasando teorias e técnicas de trabalhos com grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário