domingo, 16 de julho de 2017

OBSERVAÇÃO DE CÉLULA VEGETAL NO MICROSCÓPIO


Entre as estruturas da célula vegetal podemos encontrar: parede celular, citoplasma, núcleo e vacúolo, são esta organelas que buscamos reconhecer nas células de Allium Cepa l. através da observação microscópica. Para um melhor aprofundamento do tema é necessário usar uma revisão bibliográfica de tais estruturas:

Parede Celular: A parede celular melhor do que qualquer outra característica, diferencia as células animais de células vegetais. A parede celular limita a expansão do protoplasto, evitando a ruptura da membrana plasmática quando o protoplasto aumenta pela entrada de água na célula. A parede celuar determina em grande parte ao tamanho e a forma da célula e a textura do tecido, contribui para a forma final do vegetal.

Citoplasma: O citoplasma é o meio intracelular que inclui as diferentes entidades envolvidas por membranas (organelas, tais como os plastídeos e as mitocôndrias), os sistemas de membranas (retículo endoplasmático e aparelho de Golgi) e as estruturas não membranosas (tais como os ribossomos, filamentos de actina e os microtúbulos). O restante do citoplasma – o “caldo celular” ou a matriz citoplasmática, na qual várias estruturas e os sistemas de membranas estão imersos – é chamada de citossol.

Núcleo: O núcleo é frequentemente a estrutura mais proeminente dentro do protoplasto das células eucarióticas. Ele desempenha duas importantes funções: 1ª: controla as atividades que estão ocorrendo na célula, determinando quais moléculas protéicas são por elas produzidas e quando devem ser produzidas. 2ª: armazena a informação genética da célula passando-as para as células filhas no curso da divisão celular. A totalidade da informação genética estocada no núcleo é referida como genoma celular.

Vacúolo: O vacúolo, juntamente com os plastídeos e a parede celular, representa uma das três características estruturais que separa as células vegetais das células animais. Os vacúolos podem originarem-se diretamente do retículo endoplasmático.

OBJETIVO DA PRÁTICA

Observar as seguintes estruturas da célula: Parede Celular, citoplasma, núcleo e vacúolo.

MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para a prática foram:
  • Bulbo de cebola
  • Lâmina
  • Lamínula
  • Corante de Metileno
  • Papel absorvente
  • Vidro de relógio
  • Pinça
  • Conta-gotas
  • Lâmina de barbear

Com a pinça foram retiradas escamas do bulbo da cebola, com a lâmina de barbear os catafilos da cebola foram cortados em fragmentos menores. Esse fragmento ficou por um curto período de tempo em repouso, submerso em água no vidro de relógio. Após foi recolhido e ajustado na lâmina, foi pingado algumas gotas do corante no tecido vegetal, com o papel absorvente foi removido o excesso de água e corante. Por fim foi encaixada a lamínula e posto a montagem para observação microscópica.

Como resultado, obtemos êxito na observação das estruturas celulares planejadas em estudo.

CONCLUSÃO

Após observação concluída é possível perceber de maneira mais “nítida” como se dá a organização estrutural da célula vegetal.

Referência Bibliográfica:
  1. Raven, Peter H. – Biologia Vegetal 7ª Ed. 2007.
Células Vegetais (Catafilo da cebola).




Nenhum comentário:

Postar um comentário